quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Blogue da Biblioteca Escolar Manuel Alegre

Neste ano lectivo, o Agrupamento dispõe de um blogue centrado nas actividades dinamizadas pela nossa BE/CRE.                              http://bib-esc-manuel-alegre.blogspot.com/

Têm sido recebidos comentários de alunos, professores e até de encarregados de educação; espera-se que eles se multipliquem, mostrando assim a adesão às propostas que nele se apresentam.

Obrigado e bom trabalho!
Com consideração
Rui Amado Fernandes

Treino as Minhas Competências... Em História

A ideia de construir um blogue dirigido ao desenvolvimento das competências dos alunos de História surgiu de uma necessidade pedagógica e esta, por sua vez, da constatação de que cada aluno tem as suas áreas problemáticas e as suas áreas fortes, em termos de desenvolvimento de competências no contexto do ensino da História. Não obstante os alunos serem informados detalhadamente acerca delas e as mesmas serem trabalhadas nas aulas, sentia-se a necessidade de um espaço de apoio (à distância) às aprendizagens onde, em autonomia, durante o seu estudo, aqueles as pudessem encontrar e desenvolver ao seu próprio ritmo. Daí a razão de ser deste blogue criado pelo docente Rui Amado Fernandes. Os alunos, especialmente os do 7º Ano, têm recorrido a este novo recurso online que se encontra em desenvolvimento e onde, para além da explicitação do essencial para cada competência, podem resolver testes elaborados pelo docente.    

Projecto EPIdemias e PANdemias. A Gripe A

Os temas da Área de Projecto partem sempre de problemas que são levantados pelos alunos ou pelo professor e que podem ser motivo de reflexão e de estudo, sendo muitas vezes suscitados pela conjuntura que se vive. Neste caso, a ameaça pandémica da Gripe A (H1N1/v) que se fazia sentir em Setembro de 2009, antes mesmo do início das actividades lectivas, fez com que se privilegiasse este problema, tendo sido assumido como tema-base do 1º Período. Associado a ele, os alunos da turma C do 9º Ano partiram à exploração de outras doenças epidémicas e pandémicas, entrando assim em diferentes contextos cronológicos e geográficos, tendo desse trabalho resultado as apresentações em PowerPoint que se podem explorar neste blogue. Nele poderão ser feitas consultas através das seguintes entradas: CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO, PLANIFICAÇÃO, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, GRUPOS DE TRABALHO/ GRELHA DE CONTROLE, ENDEMIA, EPIDEMIA, PANDEMIA E EPIDEMIOLOGIA, AS EPIDEMIAS E OS MASS MEDIA, AS PANDEMIAS DE GRIPE, GRIPE A, MAPA DA MORTALIDADE PELO H1N1/v, GRIPE ESPANHOLA, CÓLERA, DOENÇA DO SONO, LEPRA, GRIPE AVIÁRIA, MALÁRIA, PESTE NEGRA, TIFO, GRIPE A - VIDEOS OFICIAIS E BALANÇO.
Esperamos a vossa visita e os vossos comentários!                   http://pandemic9c.blogspot.com/

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Temática Ambiente - Decoração de Natal

Realizou-se, no passado mês de Dezembro, através da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, a decoração do espaço exterior ao edifício da E.B. 2,3 de Marvila.

Esta actividade, coordenada pelos docentes Luisa Balocas e Luis Silva, foi realizada em turmas do 5º e 6º ano de escolaridade, aproveitando a temática do ambiente, mais concretamente a reutilização de materiais.


O objectivo foi o de criar objectos a partir da recuperação de materiais, reciclando a vida das coisas e preservar o futuro.

Procurou-se incutir, nos alunos, a ideia de, antes de deitarem alguma coisa para o lixo, pensarem se não poderiam reutilizá-la, usá-la de novo ou dar-lhe outras utilizações.

Os materiais reaproveitados foram:
  • Garrafões de lixívia;
  • Garrafões/Garrafas de água;
  • Colheres chá/café;
  • Embalagens de flores;
  • Desperdício de cartolina;
  • Revistas;
  • Laços;
  • Embalagens diversas.