quinta-feira, 25 de março de 2010

E.B. 2,3 de Marvila no Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se no dia 7 de Janeiro de 2010 a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos "Manuel Alegre". Participaram cerca de 46 alunos dos 7º, 8º e 9º anos.

Para a 2ª fase soram seleccionadas as alunas:
        - Catarina Freitas Rodrigues - 9º B;
        - Cláudia Patrícia Salgueiro Amaral - 8º C;
        - Cristiana da Costa - 7º D.

No dia 13 de Abril de 2010, às 14h30m, vai realizar-se a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, no auditório Municipal António Silva, no Cacém.

As alunas Catarina Freitas Rodrigues (9º B), Cláudia Patrícia Salgueiro Amaral (8º C) e Cristiana da Costa (7º D) foram seleccionadas para representar a Escola Básica 2,3 de Marvila.

terça-feira, 16 de março de 2010

Visita de estudo ao Museu das Comunicações

No dia 26 de Janeiro, os alunos dos nonos anos, das turmas A e C, da Escola 2,3 de Marvila, visitaram o Museu das Telecomunicações, em conjunto com alguns professores para viverem uma “aventura” fascinante.

O meio de transporte utilizado foi o autocarro da Carris, onde tiveram que passar por alguns “obstáculos”, pois este estava lotado.
No museu visitaram a Casa do Futuro onde alguns aspectos eram já seus conhecidos. A casa era toda iluminada por LEDS (incluindo a mesa de jantar), e através de um comando era permitido comandar as persianas (além da televisão, é claro). No quarto da avózinha, apesar do seu aspecto antigo, havia tecnologia, como a cadeira de massagens, a cama e um aparelho que lhe permitia comunicar com qualquer parte da casa. Só não tinha casa de banho (até tinha uma cozinha!).

A segunda parte da visita foi a evolução da comunicação. Assistiram à evolução do telégrafo, dos telefones (até fizeram uns telefonemas de uns para os outros), da televisão, dos computadores e dos telemóveis.


Esta visita foi promovida pelo professor José Nunes, no âmbito da disciplina de TIC, e permitiu aos alunos verificarem que a tecnologia está a evoluir muito mais rapidamente do que antigamente e a qualquer momento podemos ter nas nossas casas uma televisão 3D ou até vidros que aquecem a casa.

Veja imagens e um vídeo desta visita. Faça o download dos ficheiros e abra-os no seu computador.

Texto de: Ana Paula, Andreia M., Andreia P. e Sara A. (9º A)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Feira do Livro na Biblioteca "Manuel Alegre"

Decorreu entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro de 2009 mais uma Feira do Livro na Biblioteca Escolar Manuel Alegre. A mostra de livros enviados pelas Editoras Divulgação, Leya e Nova Vaga esteve patente diariamente entre as 8h30 e as 17h e foi visitada por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

Individualmente ou acompanhando a sua turma, por aqui passaram vinte e três turmas do 1º, 2º e 3º Ciclos, inscritas pelos professores. O espaço da Feira foi agradavelmente apreciado e as vendas realizadas consideradas satisfatórias, tendo em conta o elevado preço da maioria dos livros, mesmo com o desconto previsto para este tipo de evento. Em colaboração com a BE-CRE, todos os professores colaboradores participaram na dinamização desta Feira, tendo sido, para tal, devidamente escalonados por dias e por horas, com base no seu horário de trabalho na BE-CRE.
Para ver as imagens deste evento clique aqui.

A vinda do mágico à E.B. 2,3 de Marvila

No dia 29 de Janeiro, pelas 12 horas, realizou-se um espectáculo de magia na Biblioteca Manuel Alegre, na Escola Básica 2,3 de Marvila, durante a aula de Formação Cívica, com a professora Conceição Rodrigues. O mágico fez alguns truques de magia com 1 baralho de cartas, 4 bolas vermelhas, 1 isqueiro e 1 folhas brancas e outros artigos de mágico, que provocaram excitação e entusiasmo na assistência.
O truque da transformação de um pedaço de papel, em 10 euros foi o mais apreciado.
No final da sessão de magia, os alunos pediram autógrafos ao mágico Nuno André.
Beatriz Figueiredo, Beatriz Mesquita e Fernanda Gomes (5º A)

Bandeiras à porta da Biblioteca "Manuel Alegre"

No ano lectivo 2008/09, os alunos de 7ºano, orientados pelas professoras Cláudia Corga e Paula Charola, da Escola Básica 2, 3 de Marvila, desenharam e pintaram bandeiras que pertencem aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (P.A.L.O.P.), à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (C.P.L.P) ou à União Europeia (U.E.), agora expostas no corredor em direcção à Biblioteca da escola.
 
Os discentes que estudavam todos os países do Mundo, na disciplina de Geografia, participaram na actividade das bandeiras. Desenharam, pintaram-nas e, depois, as professoras de Geografia escolheram as melhores, expondo-as no corredor da Biblioteca Manuel Alegre.
Isabel Torre

Visita de estudo ao Museu da Carris

Os alunos do 3º A e 3º B, acompanhados pelas professoras, avozinhas e auxiliar Ana, foram visitar o Museu da Carris e andar no eléctrico de Natal, no dia 16 de Dezembro passado.

O Museu abriu as portas ao público há dez anos. Nele fomos recebidos por uma senhora que nos fez a visita guiada. Ela disse-nos que a Companhia Carris de Ferro de Lisboa foi fundada em 1872, pelos irmãos brasileiros Luciano e Francisco, no Rio de Janeiro. Para o Rei se poder deslocar inventaram o ascensor e depois o carro americano. Mais tarde apareceram os eléctricos e os autocarros.

A viagem foi longa e difícil. Fomos a pé até Chelas, onde apanhamos o autocarro 794 para o Cais do Sodré e daí para Santo Amaro viajámos no eléctrico 15. Regressámos no mesmo eléctrico até à Praça do Comércio, onde entrámos no 759 e viemos nele até ao campo do Oriental.

A viagem do Museu até à oficina foi feita num eléctrico de príncipes e princesas e até tinha um candeeiro e cortinas.

Na oficina pudemos ver a evolução que os transportes sofreram até aos nossos dias. Também entrámos num autocarro de dois andares e verificámos que eram bem diferentes dos actuais.

Por último viajámos no eléctrico de Natal, conduzido pelo Pai Natal que estava acompanhado pelos seus duendes e deu-nos um presente.

Tirando a chuvada que caiu quando estávamos no Cais do Sodré a visita de estudo correu bem e foi divertida.

Texto Colectivo 3ºA, sala 10

Quando aqui chegares ...

Quando aqui chegares
Verás que tudo mudou.
E quando esperares
Sentirás que ninguém te ligou.

Quando aqui chegares
Ainda viverás no meu coração.
E pergunto-me a mim mesma
Qual a razão.

Quando aqui chegares
Vais perguntar
Como te sentes?
E eu vou responder
Simplesmente sem falar.

Quando aqui chegares
Sairás dessa ilusão,
Perguntando ao tempo
Será que mereço o teu perdão?

Mónica Mendes (9º B)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Recepção na Agostinho da Silva

Os novos alunos foram “acolhidos” afectuosa e entusiasticamente pelos alunos do 4º ano, que organizaram um “túnel” de flores, por onde caloiros e encarregados de educação passaram. Foi um momento divertido e original de dar as boas vindas a todos os alunos, que desta forma se sentiram mais à vontade neste ambiente ainda desconhecido.
Após as reuniões com as respectivas professoras, todas as turmas se juntaram, na sala de professores, e, foi oferecido um pequeno lanche a todos os alunos (bolo de boas vindas e sumo).

Neste momento de agradável convívio não faltou a animação, proporcionada por canções dos alunos já da escola. Espera-se que o ano lectivo decorra tão bem como a recepção aos alunos!

Odete Reis

O Príncipe Nabo

O Tecto /Clube de Teatro apresentou no dia 19 de Janeiro às 14horas, no Átrio Central da Escola E.B.2.3. de Marvila a peça “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa.

Depois de muitos nervos, contratempos e esperas, conseguimos finalmente apresentar um texto longo, muito rico e com várias mensagens importantes sobre relações humanas, que a autora Ilse Losa escreveu há uns bons anos atrás, mas que continua actual. Um texto que nos fala da vaidade e da arrogância. Vários personagens, a brincar, falam de coisas sérias.
Houve criados e criadas atarefados, uma princesa vaidosa e arrogante que, depois de viver as dificuldades da vida dos pobres, se modificou. Um Rei prepotente, uma Mademoiselle vaidosa, trocista e convencida esquece os verdadeiros valores da educação e induz a sua educanda a princesa Beatriz, a um comportamento desastroso.

Bobos que a brincar a brincar vão alertando para os defeitos e qualidades de cada um. Rapazes, raparigas e crianças que vivem o puro prazer da festa e da alegria. Um Príncipe sensato que dá uma lição de vida a quem a merece.

Tentámos dentro das nossas condições de trabalho dar o nosso melhor. Os alunos, pais e professores presentes aplaudiram o trabalho apresentado e penso que se divertiram.







A escola pode e deve deixar que o brilho volte ao nosso olhar. É num trabalho conjunto que se adquirem verdadeiras competências sociais, para tentarmos ser felizes.

Grata aos meus alunos, aos funcionários que se desdobraram mais uma vez para dar resposta a várias solicitações, grata aos colegas que colaboraram com o grupo de trinta alunos que representaram a história de Ilse Losa.

Bons momentos nos esperam no futuro, porque acreditamos no nosso trabalho.

Arlete Sítima

quinta-feira, 11 de março de 2010

As Viagens de Gulliver

O clube de teatro apresentou no final do ano lectivo anterior, a peça "As Viagens de Gulliver", versão de Luisa Ducla Soares.

A criatividade foi uma constante, desde a construção dos pequenos Lilliputianos até aos frenéticos gigantes, culminando com damas e nobres da corte de D. José em Portugal, que se mostraram de uma audácia digna de verdadeiros profissionais, quando de uma suave valsa passaram para um frenético ritmo de rock com que se despediram do público. Todos estiveram seguros nas suas personagens, em especial a nossa Mónica Mendes que mostrou na figura de Gulliver os seus dotes de representação e uma camaradagem de excepção na partilha de conhecimentos com os colegas mais novos.

De salientar a participação de alguns professores que aceitaram o convite para serem gigantes, numa das cenas da peça, partilhando com os alunos momentos de pura alegria e fantasia. Foram o máximo, esperamos continuar a merecer os vossos aplausos e o vosso gosto pelo teatro.

O livro









O livro

Um livro escondido,
vai ser um livro esquecido.
Um livro podes ler,
ou até o podes oferecer.

Escrever um livro é especial,
escrever um livro é muito bom.
Se queres escrever um livro,
Não precisas de ter um dom.

À hora que quiseres,
À hora que te apetecer.
Na rua ou no trabalho,
um livro é para ler.

Um livro de poemas,
um livro de textos.
Se te apetecer ler um livro,
só tens de o escolher.

Há livros bons e livros maus,
há de terror e de amor.
Podes aprender com eles.
Podes ler um livro esteja frio ou calor.

Tens livros de várias cores,
de tamanhos e grossuras.
Não os julgues pela capa,
eles têm doçuras e amarguras.

Moisés Sousa - 11 anos
5ºB Nº17