terça-feira, 29 de março de 2011

Segurança na Internet

O tema da segurança na Internet é cada vez mais premente. O uso incorrecto das aplicações de redes sociais como o Hi5 e o Facebook leva a que muitos fenómenos de roubo de identidades digitais, intrusão em contas de correio electrónico, cyberbullying, aliciamento de menores, ou simplesmente de ofensas morais ocorram cada vez com maior frequência.

Para evitar esta situação é preciso teres cuidado.

Vê o vídeo seguinte e comenta, dando a tua opinião.

Se quiseres consulta o sitio http://www.seguranet.pt/.

OP Escolar com o 8º C

Realizou-se hoje, pelas 10h20, a primeira sessão do Orçamento Participativo Escolar com a turma C do 8º ano.
Nesta sessão foi explicado aos alunos em que consiste um orçamento e como construir um orçamento familiar. Os alunos realizaram um exercício de construção do orçamento da família "Silva", usando os dados fornecidos pelas técnicas da Câmara Municipal de Lisboa e inventando alguns dados quanto aos gastos familiares mais comuns.
Seguidamente foi-lhes explicado em que consiste o Orçamento Participativo da CML e a iniciativa pioneira na cidade de Lisboa de Orçamento Participativo Escolar. Foi pedido aos alunos que começassem desde já a pensar em projectos a propor, no âmbito desta iniciativa, que, previsivelmente, não ultrapassem os cinquenta mil euros. Os projectos que forem apresentados irão ser orçamentados pelos técnicos da CML e, os que estiverem em conformidade com as regras do OP Escolar, mais tarde serão postos a votação por todos os alunos do 8º ano da E.B. 2,3 de Marvila. O mais votado será concretizado pela CML.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Primeira Sessão do OP Escolar

No dia 21 de Março ocorreu a primeira sessão do OP Escolar, na E.B. 2,3 de Marvila.
A primeira turma contemplada com esta sessão inicial foi o 8º B. Nesta aula, os alunos aprenderam como se faz um orçamento, diferenciando despesa de receita, através da realização de um exercício de gestão do orçamento da "Família Silva". Este exercício permitiu aos alunos compreenderem como se gere um orçamento e conhecerem a definição de despesas de funcionamento e de investimento.
Em seguida, os técnicos da CM de Lisboa apresentaram  as regras orçamentais da câmara, quais são as principais fontes de despesa e de receita da Autarquia e a importância da definição das prioridades de investimento.
Seguir-se-ão as outras turmas do 8º ano, nos próximos dias, relativamente ao desenvolvimento desta actividade.
Posteriormente, na 2ª sessão, os alunos proporão projectos que, após serem devidamente tratados e orçamentados pela CML, irão ser colocados para votação dos alunos. A proposta mais votada será concretizada pela CML.
José Nunes
Coordenador PTE

segunda-feira, 21 de março de 2011

Orçamento Participativo na E.B. 2,3 de Marvila

A Câmara Municipal de Lisboa está na promoção de uma cultura de cidadania activa e exigente, logo desde tenra idade, inicia, neste ano, um OP jovem, pensado especificamente para os alunos do ensino básico.O OP escolar pretende cultivar nos jovens com idade escolar os valores da responsabilidade cívica, do envolvimento na vida da comunidade, da educação para a cidadania, da importância da partilha de responsabilidade e, em última instância, desenvolver competências para a participação.

O OP escolar começará com um projecto-piloto com os alunos do 8º ano de escolaridade da Escola Básica 2, 3 de Marvila.

A vereadora com o pelouro da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, apresentou no passado dia 3 de Março, na E.B. 2,3 de Marvila, esta iniciativa, que decorrerá até ao final do ano lectivo e envolverá cerca de uma centena de alunos desta nossa escola.

Os alunos vão participar no OP escolar, apresentando e discutindo as suas ideias para a cidade. À semelhança do OP Lisboa, as propostas apresentadas pelos alunos são transformadas em projectos pelos serviços municipais e submetidos posteriormente à votação destes jovens. No final, a CML compromete-se a concretizar os projectos mais votados, até ao montante máximo de 50 mil euros.

Veja o vídeo da apresentação desta iniciativa.

O blogue do Marvilinha irá acompanhar o decorrer dos trabalhos desta iniciativa, pondo ao dispor notícias sobre cada actividade desenvolvida. Os leitores poderão assim acompanhar e comentar todo o processo.

José Nunes
Coordenador PTE

sexta-feira, 18 de março de 2011

O texto do mês

Na Escola Básica 2.3 de Marvila há uma nova actividade, dinamizada pelos grupos de Língua Portuguesa do 2º e 3º ciclos, intitulada "O Texto do Mês".

Este concurso tem por objectivo promover o gosto pela escrita nos alunos dos dois ciclos de escolaridade. Assim sendo, todos os meses serão sugeridos vários temas que os alunos escolherão, produzindo um texto que será, posteriormente, entregue à respectiva professora de Língua Portuguesa, uma semana antes do final de cada mês. Todos os meses, um júri composto pelos professores de Língua Portuguesa seleccionará os melhores trabalhos que serão premiados no final do ano lectivo.

Os professores de Língua Portuguesa esperam que esta actividade tenha uma forte participação dos alunos, pois pretendem incentivá-los a escrever e a dar asas à sua imaginação e criatividade.

Autoras: Ana Filipa Pinto e Ana Margarida Pinto (8º C)

Novas actividades na E.B. 2,3 de Marvila

No dia 23 de Março, pelas 11h30, vai realizar-se a actividade "Escola a Ler". Toda a escola deve parar para ler o que tiver à mão: jornais, revistas, livros, etc.
No dia 24 de Março às 15h30, vai decorrer na BE/CRE Manuel Alegre a actividade "O livro da minha vida", que contará com a participação de pais, encarregados de educação e professores.

Autores: Professores de Língua Portuguesa / equipa da BE/CRE