quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Encontro com o escritor Augusto Carlos

No dia 25 de Novembro, o escritor Augusto Carlos veio à biblioteca da Escola Básica 2,3 de Marvila falar sobre o seu novo livro Contos da Natureza. Nas aulas de Língua Portuguesa foram lidos e analisados dois contos do escritor Augusto Carlos: “O Girassol Gigante” nas turmas do 5ºA, 6ºA e 6ºC e “O Velho” na turma do 7ºE. Posteriormente, foram produzidos trabalhos, alguns deles em interdisciplinaridade com as disciplinas de Educação Visual e Ciências da Natureza (ilustrações, resumos, guiões de entrevista, sopa de letras e crucigramas) que foram expostos no exterior da biblioteca.
O escritor visitou com agrado a exposição, elogiando a criatividade e o empenho demonstrados pelos alunos. Na biblioteca, os discentes tiveram oportunidade de conversar com o escritor e de lhe colocar algumas perguntas sobre a sua vida e obra, nomeadamente sobre o seu mais recente livro Contos da Natureza.
O autor foi respondendo de forma cativante a todas as questões colocadas pelos alunos que ficavam cada vez mais fascinados com as suas explicações e experiências de vida.  Na ocasião, o professor de Ciências Naturais, Manuel Mota, que também estava presente no encontro, inspirado pelas palavras do referido escritor, pediu a palavra, dizendo que Augusto Carlos era quase “um cientista das letras”. Esta intervenção foi muito aplaudida pelos participantes, manifestando, assim, a sua concordância.
O nosso convidado mostrou-se satisfeito com o resultado do encontro e voltou a elogiar os trabalhos realizados pelos alunos, revelando que os seus livros tinham poucas ilustrações, para que o leitor pudesse dar largas à sua imaginação e criatividade, tal como os alunos de Marvila tinham feito nos seus trabalhos.
No final da sessão, a maior parte dos alunos pediu ao escritor autógrafos em marcadores e alguns dos livros comprados na feira do livro da escola.
7ºE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o teu comentário. Continua a participar!

Mas tem atenção aos erros ortográficos.
As mensagens, após serem colocadas, não podem ser alteradas.

Se quiseres, escreve primeiro os comentários no processador de texto e depois copia-os para o espaço que se encontra em baixo.