quinta-feira, 17 de junho de 2010

Visita de estudo “Um cruzeiro no Tejo”

No dia vinte e oito de Abril, passado, fomos fazer uma visita de estudo “Um cruzeiro no Tejo” para cumprir mais uma etapa do nosso projecto “Viajar para aprender”.


O cruzeiro teve início no cais do Terreiro do Paço. O barco foi até à Ponte Vasco da Gama, deu a volta e seguiu até ao Cais do Sodré, onde entraram mais passageiros. Seguimos no rio, por baixo da Ponte 25 de Abril até à Torre de Belém e voltámos ao cais do Terreiro do Paço.

Na visita de estudo participaram os alunos do 3ºA e do 3ºB acompanhados pelas professoras, pelas avozinhas e pela mãe da Tatiana. Pela primeira vez, neste ano lectivo pudemos viajar na camioneta da Junta de Freguesia de Marvila que nos levou da escola até ao Terreiro do Paço e nos trouxe de volta à escola.

Situados no rio Tejo tivemos oportunidade de ver a cidade de Lisboa numa perspectiva nunca antes vista. Assim observámos: o Panteão Nacional, o Mosteiro de S. Vicente de Fora, o Parque das Nações, o Castelo de S. Jorge, a Igreja da Sé, o Museu da Arte Antiga, a Cordoaria Nacional, o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, as duas pontes sobre o rio, o Cristo-Rei e no Terreiro do Paço pudemos ainda ver o arco da Rua Augusta, a estátua equestre do rei D. José I e o medalhão do Marquês de Pombal.

Estávamos muito ansiosos e excitados com esta viagem, pois para muitos meninos, era a primeira vez que viajavam de barco. Quando a professora nos levou à proa sentimos o ar fresco a bater-nos na cara e ficamos alegres. Foi agradável estarmos sentados no barco e percebermos como ele se deslocava na água. Ficámos tristes ao ver o rio Tejo tão poluído.

Nós gostámos muito de ver a paisagem do rio Tejo e a cidade de Lisboa. Esta visita de estudo foi interessante e todos adorámos. Aprendemos e observámos muitas coisas.

Alguns meninos estiveram muito agitados durante a viagem e aproveitaram pouco mas os outros mantiveram-se atentos e aprenderam muitas coisas. A guia da viagem e as restantes pessoas que trabalhavam no barco foram muito simpáticas connosco. A avaliação que fazemos desta visita de estudo é muito positiva dado que pudemos conhecer e viajar num meio de transporte aquático.
Turma A do 3º ano - Sala 10

A Educação Física "em movimento"

Em Março decorreu a Semana da Educação Física, na EB 2,3 de Marvila. Esta actividade consistiu na organização de torneios inter-turmas de diversas modalidades: “Jogo do Mata. Basquetebol, Voleibol, Andebol e Futebol”. Houve uma adesão fantástica a esta actividade: 132 equipas, num total de 830 alunos (havendo vários alunos inscritos em diversas modalidades). Decorreu também a fase Concelhia do Corta-Mato (3 de Março) na qual participaram 31 alunos apurados no Corta-Mato de escola realizado em Dezembro. No dia 21 de Abril participamos no MegaSprinter com 14 alunos, os mais velozes da escola, na corrida de 40 metros.

No que se refere ao Núcleo de Basquetebol de Iniciadas Femininas foram realizados três encontros no Colégio das Doroteias e as nossas atletas destacaram-se pelo excelente espírito desportivo e capacidade de sacrifício, promovendo sempre um convívio excelente entre todas as equipas participantes.

No Núcleo de Ténis de Mesa, aconteceram quatro encontros na Escola Eça de Queiroz, e os nossos alunos tiveram prestações muito positivas tendo alcançado lugares de destaque no escalão de Infantis B Masculinos. Relativamente ao núcleo de Futsal (escalão Infantil A Masculino) durante o mês de Março decorreu o 2º Encontro nas instalações do Colégio Militar e no mês de Maio, também nestas instalações, vai decorrer o terceiro encontro. Os nossos atletas destacaram-se pelo fair-play e camaradagem, promovendo sempre um convívio excelente entre todas as equipas participantes.

Grupo Ed. Física

Saúde em Movimento

Decorreu entre os dias 19 e 21 de Abril a actividade “Saúde em Movimento”, que envolveu as três escolas do Agrupamento Marvila. Para a concretização deste projecto contou-se com a colaboração do Centro de Saúde Marvila, da Escola Segura/PSP, da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, da Farmácia Marvila, da LAPSIS – Centro de Apoio Psicoterapêutico e Psicopedagógico e da Rede de Bibliotecas Escolares. No dia 20, alguns professores e assistentes operacionais participaram no workshop “ARTERAPIA” dinamizado pela LAPSIS, que através de um programa de intervenção socioeducativo pretende fortalecer a ligação aluno-família-escola-comunidade.

O dia de maior movimentação e envolvimento foi, porém, o 21 de Abril. As aulas ditas “normais” foram substituídas por actividades teórico-práticas, que em muito contribuíram para a consciencialização de que também é possível e desejável experienciar outras formas de aprendizagem.
Aconteceram inúmeros workshops, a referir: “O ruído e a qualidade de vida”, “A importância do sono, a higiene, a vacinação e segurança”, todos apresentados por especialistas convidados. Especialmente interessante foi a colaboração dos nossos alunos das turmas C do oitavo ano e A e B do nono ano, que assumiram a responsabilidade de apresentar temas livres relacionados com a saúde e com o bem-estar pessoal e social, movimentando-se incansavelmente entre as escolas do agrupamento, esclarecendo, motivando e ensinando alunos de diferentes níveis de escolaridade. A turma C do quinto ano, aproveitou também esta ocasião para mostrar e até vender os produtos que semearam, viram brotar e colheram da horta que criaram num dos espaços da nossa escola. A Direcção do Agrupamento, para além de todo o apoio prestado, fez ainda distribuir gratuitamente fruta para todos, no bufete da Escola-Sede.

O Desporto Escolar associou-se também à “Saúde em Movimento”, assegurando, ao longo de todo o dia aulas de danças de salão, aeróbica e ginástica, demonstrando, ludicamente, que o exercício é de importância fulcral na nossa saúde física e mental. Nas escolas do 1º Ciclo – João dos Santos e Agostinho da Silva, toda a população escolar, incluindo a do Jardim-de-Infância, também viveu um dia diferente. Actividades adaptadas a cada nível etário foram por todos bem vivenciados.

Coordenadora do Projecto “Saúde e Sexualidade”

Exageros e Loucuras do Sr. Decibel

Pelo segundo ano, o nosso Agrupamento participou no projecto “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho e a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Nesta edição, a oitava, foi abordada a temática do ruído registado em vários locais e aulas, na E.B. 2,3 de Marvila, pelos alunos participantes, da turma A do nono ano. Com o apoio dos docentes Ana Freitas, Ester Galiano, Fernanda Larião e José Nunes, os alunos realizaram medições dos níveis sonoros, usando dois sonómetros.

Mais tarde, nas aulas de TIC e de Formação Cívica, estas últimas com a simpática colaboração da professora Paula Charola, os alunos elaboraram gráficos relativos às medições sonoras e apresentações electrónicas que ilustram o desenvolvimento do projecto. O trabalho aguarda o resultado da avaliação do júri do concurso, juntamente com os seus congéneres de várias outras escolas.

José Nunes

Semana da Leitura na E.B. 1 Prof. Agostinho da Silva

“A Semana da Leitura” convidou pais, avós, tias, tios, irmãos e até outras pessoas amigas, para lerem ou contarem uma história aos alunos do 2º ano, da professora Raluca Cabral, da Escola Básica Professor Agostinho da Silva.

Foi uma experiência muito interessante, enriquecedora e divertida! O nosso cartaz fala, sem muitas palavras...

A semana começou com a história “Menina do Mar” que foi lida pela mãe do Leonardo. A nossa professora escreveu o seu nome e o nome da nossa escola. À tarde, a tia da Bruna leu-nos uma história do livro “Os Contos de Mirliti”. Aprendemos que o livro é umgrande amigo que nos ensina muitas coisas novas. Vamos repetir esta experiência! Façam o mesmo, porque vale a pena! Foi emocionante… falámos na importância da amizade entre as pessoas, mesmo sendo elas muito diferentes… A mesma mãe trouxe areia e conchas para fazermos o nosso cartaz.

Na Terça-feira, tivemos o prazer de receber novamente a mãe do Leonardo que, desta vez, leu a história “O Soldadinho de Chumbo”.

Aprendemos que todas as pessoas têm de ser amadas e respeitadas tal como elas são, sem as julgarmos ou ignorarmos… Na Quarta-feira, foi a mãe da Bruna que nos “deliciou” com a história “Beijinhos, Beijinhos”.

Adorámos os beijinhos cheios de chocolate do João…e tivemos uma convidada especial, a irmã da Bruna. Na Quinta-feira conhecemos duas histórias lindas, contadas uma pela mãe da Inês e outra pela mãe do Tomáz Divertimo-nos muito quando a mãe da Inês imitava os soluços do rei, na história “A Princesa Esbrenhaxa”. Sexta-feira foi um dia em cheio! Logo de manhã, recebemos a Doutora Carminda que nos desvendou os segredos da leitura em Braille. Foi maravilhoso! Leu-nos a história “O Caramelo da Leonor”, Aprendemos o alfabeto Braille e…todos escrevemos os nossos nomes à máquina. Até a nossa professora escreveu o seu nome e o nome da nossa escola.

Raluca Cabral
Alunos da turma 3 do 2º ano da E.B. 1 Prof. Agostinho da Silva

Canoagem - Texto de opinião

Na minha opinião, a actividade desportiva ocorrida no dia 12 de Maio do presente ano escolar, promovida pelo grupo de docentes de Educação Física do Agrupamento de Escolas Marvila, que foi a canoagem, teve muitos aspectos positivos, mas também teve alguns negativos.

Os factores favoráveis foram os diversos jogos que se realizaram, nomeadamente a corrida de canoas e o jogo ‘’Apanha-bolas’’. Contudo, também houve aspectos negativos, que foram as sequelas nas mãos, nos braços e o cansaço proveniente de tal actividade.

Em conclusão, a actividade desportiva (canoagem) foi boa, apesar dos aspectos negativos anteriormente mencionados.

8ºs A, B e C

Que sentimentos são estes?

Que sentimentos são estes
que me partiram o coração,
que me deixaram sem chão,
Oh, que sentimentos são estes?!

Sentimentos estes
que me deixaram na solidão...
que palavras não
curam a dor que há nestes!

Sentimentos apanhei.
Sem ti aqui não consigo respirar...
Com toda a confiança que depositei

No meu ser e no meu ar...
Já chorei, mas só porque realmente te amei.
Será que vale a pena Amar?

Miguel Nobre (8º C)

Amigo

Amigo é com quem podemos falar
É com quem brincamos
É com quem estamos
Todo o dia sem parar.

É em quem podemos confiar
É com quem laços criamos
É com ele que passamos
Toda a nossa vida antes de acabar.

Amigo é confiança
Está sempre no coração
É uma vida cheia de esperança.

Um amigo é uma inspiração
Amizade tem sempre uma aliança
Um amigo é uma emoção!

Vânia (8ºC)

Intervenção nos espaços exteriores da escola

Dentro da temática "Ambiente - Espaços Exteriores da Escola", os alunos do 6º C desenvolveram uma actividade de jardinagem, ao longo do ano lectivo, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente em geral e do espaço escolar em particular.
Foram elaboradas frases alusivas ao tema nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês. Em TIC foi enviada a notícia em pen para o jornal "O Marvilinha".
Posteriormente foram feitos cartazes em EVT, que se encontram afixados nos espaços em que os alunos intervieram.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Riscos e catástrofes naturais

As turmas B e C do 7º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 de Marvila, trabalharam num projecto comum, coordenado pelas docentes das áreas curriculares disciplinares de Ciências Naturais e Geografia, que culminou na apresentação de um painel sobre “RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS”. A produção e a presentação do trabalho tiveram lugar no 3º período.

O processo passou pelo levantamento de notícias recentes, de jornais e revistas, sobre catástrofes naturais – sismos, erupções vulcânicas, vagas de frio, inundações, entre outras. Posteriormente, o material mais relevante foi seleccionado e passou-se à produção do painel em sala de aula.

Os alunos não se limitaram à imprensa portuguesa, tendo demonstrado muito envolvimento e interesse na produção do trabalho.
O intuito das docentes, ao promover esta articulação, foi proporcionar aos alunos o entendimento de que os conteúdos podem ser abordados sobre diversas perspectivas, que se complementam, nas diferentes áreas disciplinares.

Cláudia Corga (Geografia)
Cláudia Ferreira (Ciências Naturais)

Paz é ...

Paz é ...
Sentar-me numa cadeira,
Fechar os olhos
E esquecer-me do que me rodeia.

Paz é ...
Viver em sossego,
sem perturbações nem confusões!

Paz é ...
Ter liberdade
Viver sem ódio
Nem crueldade
Em perfeita felicidade!

Paz é ...
Viver no mundo
Sem guerras
Entre pessoas
De várias terras.

A paz ...
Constrói-se cada dia
Não acontece por magia.

Poema colectivo (5º A)

Em Benefício da Democracia

O presente blogue completa o projecto intitulado "Em Benefício da Democracia" que foi iniciado pelo docente Rui Amado Fernandes, no ano lectivo de 2008/2009, com a turma A do 9º Ano na Escola Básica Dr. Joaquim de Barros, em Paço de Arcos, e cujo respectivo produto final foi o blogue Rostos das Ditaduras... No século XX. Cumprindo a segunda parte do projecto e procurando atenuar um problema transversal nas camadas jovens e que corresponde a uma manifesta indiferença face aos valores da democracia e dos direitos humanos e de cidadania, os alunos do 9ºC foram orientados nas áreas curriculares de História e de Área de Projecto, desde Janeiro até aos finais de Maio de 2010, na realização de trabalhos de pesquisa, individuais e de grupo, em torno destes temas, trabalhos estes que se apresentam no blogue agora divulgado. Os trabalhos centram-se em figuras históricas de referência, sem omitir as instituições mais importantes, bem assim como boa parte do mais relevante enquadramento legal supranacional.

Rui Fernandes

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Amo-te, mas... Seminário sobre Violência no namoro

Realizou-se no passado dia 26 de Maio, no Auditório Fernando Pessa, no Espaço Comunitário da Flamenga, das 9h30 às 18h00, o III Seminário da CPCJ – Lisboa Oriental: Amo-te, mas…. Este Seminário versou a temática da violência nas relações de jovens e crianças.

A Presidente da CPCJ Lisboa Oriental, Drª Rita Bexiga, abriu o Seminário, que nos diversos painéis, contou com convidados como o Juiz Conselheiro Armando Leandro e Drª Maria Barroso e especialistas e representantes de instituições e organizações, com trabalho e experiência na área em apreço. O Seminário foi, também, o momento para a apresentação do Relatório de Actividades e do trabalho desenvolvido pelos diversos Grupos de Trabalho da Comissão, relativamente a 2009. As duas docentes do nosso Agrupamento, Professora Tutora - Isabel Graça e Professora Representante – Ana Sotto-Mayor, participaram activamente nos diversos painéis do Seminário.

O elevado número de participantes, ligados a outras CPCJ ou a áreas profissionais como a saúde, educação e investigação académica e que se mantiveram ao longo de todos os painéis e momentos de pausa, são a prova do sucesso da iniciativa, que todos esperam tenha continuação no IV Seminário da CPCJ – Lisboa Oriental!