segunda-feira, 21 de março de 2011

Orçamento Participativo na E.B. 2,3 de Marvila

A Câmara Municipal de Lisboa está na promoção de uma cultura de cidadania activa e exigente, logo desde tenra idade, inicia, neste ano, um OP jovem, pensado especificamente para os alunos do ensino básico.O OP escolar pretende cultivar nos jovens com idade escolar os valores da responsabilidade cívica, do envolvimento na vida da comunidade, da educação para a cidadania, da importância da partilha de responsabilidade e, em última instância, desenvolver competências para a participação.

O OP escolar começará com um projecto-piloto com os alunos do 8º ano de escolaridade da Escola Básica 2, 3 de Marvila.

A vereadora com o pelouro da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, apresentou no passado dia 3 de Março, na E.B. 2,3 de Marvila, esta iniciativa, que decorrerá até ao final do ano lectivo e envolverá cerca de uma centena de alunos desta nossa escola.

Os alunos vão participar no OP escolar, apresentando e discutindo as suas ideias para a cidade. À semelhança do OP Lisboa, as propostas apresentadas pelos alunos são transformadas em projectos pelos serviços municipais e submetidos posteriormente à votação destes jovens. No final, a CML compromete-se a concretizar os projectos mais votados, até ao montante máximo de 50 mil euros.

Veja o vídeo da apresentação desta iniciativa.

O blogue do Marvilinha irá acompanhar o decorrer dos trabalhos desta iniciativa, pondo ao dispor notícias sobre cada actividade desenvolvida. Os leitores poderão assim acompanhar e comentar todo o processo.

José Nunes
Coordenador PTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o teu comentário. Continua a participar!

Mas tem atenção aos erros ortográficos.
As mensagens, após serem colocadas, não podem ser alteradas.

Se quiseres, escreve primeiro os comentários no processador de texto e depois copia-os para o espaço que se encontra em baixo.